Cidades

Lojas de Maricá abrirão a meia-noite para o Black Friday

Lojas se preparam para a Black Friday, que acontece nesta sexta (29). Foto: Ibici Silva

Lojas e consumidores de Maricá se preparam para os descontos da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (29). Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços, e Turismo (CNC), a data promete movimentar R$ 3,67 bilhões em todo o país.

Lojas no centro da cidade irão abrir a partir de meia-noite desta sexta-feira, garantindo que o consumidor tenha tempo para realizar as compras com descontos de até 70%.

A vendedora Marisa Costa está otimista com relação a data.

"Recebo por comissão e espero vender bem nesta sexta-feira. Já tem muita gente vindo conferir hoje (28) os preços para vir amanhã", disse.

A auxiliar de enfermagem, Renata Resende, de 34 anos, vai aproveitar a folga do trabalho para correr atrás dos descontos..

"Estou de folga e vim conferir hoje os preços, para amanhã comprar e saber se realmente estará com desconto" contou.

O comerciante Luiz Carlos dos Santos, de 55 anos, aposta no aumento das vendas nesta Black Friday.

"Ano passado vendemos cerca de 15% mais na Black Friday. Este ano pretendo aumentar até 30% as vendas. Ano passado os descontos foram de até 40%, este ano pretendo aumentar um pouco", completou.

Alerta

O Procon Estadual do Rio de Janeiro alerta para as compras realizadas na Black Friday. É recomendável que, antes de comprar, o consumidor sempre pesquise os preços do produto em sites e lojas diferentes. Isso vai ajudar a saber se estão com preços realmente promocionais e evita as compras por impulso.

Compras online

Segundo o Procon, o internauta deve optar por sites com boa reputação e desconfiar de páginas desconhecidas. Sempre verificar as informações de contato e identificação da empresa.

Os sítios eletrônicos ou demais meios eletrônicos utilizados para oferta ou conclusão de contrato de consumo devem disponibilizar, em local de destaque e de fácil visualização, as seguintes informações:

  • Nome empresarial e número de inscrição do fornecedor, quando houver, no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda.
  • Endereço físico e eletrônico, e demais informações necessárias para sua localização e contato.
  • Características essenciais do produto ou do serviço, incluídos os riscos à saúde e à segurança dos consumidores.

Antes de realizar a compra, deve-se buscar saber as condições de entrega e o valor do frete. No estado do Rio as empresas são obrigadas por lei a oferecer o serviço com a data e a hora/turno em que o consumidor vai estar em casa para receber o produto.

As compras realizadas no período da Black Friday não deixam de seguir as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Caso não haja o cumprimento da oferta, cabe reclamação nos canais de atendimento do Procon-RJ: seus postos de atendimento presencial, pelo site do procon ou pelo aplicativo 'Procon RJ'. O consumidor também poderá tirar dúvidas e fazer denúncias através do telefone 151.

Com Agência Brasil

< São Gonçalo registra média de um estupro por dia Roda-gigante do Rio será inaugurada em dezembro <